GABINETE DE PSICOLOGIA

O projeto decorre no âmbito do voluntariado na área da Psicologia Clínica e Psicoterapia que pretende capacitar a psicóloga voluntária para o correto exercício da sua profissão, de acordo com aqueles que são os princípios éticos e deontológicos exigidos. 

 

O voluntariado teve inicio em Setembro 2018 e irá decorrer num período de 12 meses, desenrolando-se ao longo de 1.600 horas, sob a supervisão de um Psicólogo Clínico/ Neuropsicológico, Prof. Nuno Colaço, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos (cédula nº 8237), permitindo assim a apresentação, análise, discussão e validação de todas  as atividades desenvolvidas pela voluntária. 

 

No que diz respeito ao modelo teórico subjacente à intervenção, este basear-se-à nas abordagens defendidas nas correntes psicodinâmicas. A presente atividade vai de encontro com os objetivos gerais da Academia, tendo em conta o seu foco em atender às necessidades que se fundam numa intervenção psicossocial. 

 

Para aceder ao objetivo de intervenção - o sujeito psicológico - será utilizado o método clínico, enquadrando-se este numa concepção teórica que consagra a interpretação e a relação de intersubjetividade na compreensão e descrição daquilo que é a singularidade do funcionamento psíquico e relacional do indivíduo e de como é que cada sujeito procede internamente, isto é, a natureza das relações, ligações e transformações que são estabelecidas entre o interno e o externo. É essencial que a prática profissional seja feita de forma adequada, respeitando sempre a privacidade das crianças/jovens, bem como das suas famílias. 

 

As estratégias que permitem assegurar a qualidade da prática profissional relacionam-se fundamentalmente com o cumprimento das normativas estipuladas pelo Código de Ética e Deontologia, a constante atualização de conhecimentos e investigações, e a psicoterapia pessoal. 

 

A psicóloga estagiária ao integrar a equipa da Academia, acompanha as pessoas que lhe forem sinalizadas e encaminhadas. A sinalização de casos é da responsabilidade institucional e decorre do método de observação natural participante que acontece nos contextos onde o público-alvo se desenvolve. A avaliação psicológica dos casos sinalizados é efetuada através de uma entrevista clínica e posterior plano de intervenção de acordo com a especificidade e necessidade de cada caso, após discussão em equipa multidisciplinar e em supervisão.

junta-te a nós

CONTACTO | INSCRIÇÃO

Gostas de ajudar? Queres apoio? A academia é para ti! Junta-te a nós!

Tel: 960 125 733     Email: academiadojohnson@gmail.com

© 2019  Academia do Johnson

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle